Faculdade de Ciências

Preâmbulo

O Centro de Treinamento em Radioterapia (CTR), surge no âmbito de uma iniciativa conjunta da Universidade Eduardo Mondlane, Ministério da Saúde e do Ministério da Ciência e Tecnologia de Moçambique. As primeiras acções começam a ser delineadas em 2014, altura em que se solicita o apoio dos parceiros nacionais e internacionais. Face a receptividade positiva destes e sua manifestação de interesse em participar do projecto, em Junho de 2015 iniciaram os trabalhos de construção do edifício, que compreende a Fase 1 do projecto.

Quando tornou-se evidente que havia um aparelho de Tomografia Computadorizada (CT Scanner) disponível, foi imediatamente decidido embarcar para a Fase 2 do projecto. A Fase 1 inclui a instalação do acelerador linear e, a Fase 2 compreende a instalação do CT Scanner.

O CTR é único no mundo visto que, para além dos dois fabricantes de aceleradores lineares clínicos (a VARIAN e a ELECKTA), nenhum treinamento neste tipo de equipamento está disponível para operadores de instalações de radioterapia. Atendendo ao facto de os custos cobrados pelos dois fabricantes para um treino intensivo serem proibitivos para operadores da maioria dos países em desenvolvimento, a Agência Internacional de Energia Atómica de Moçambique optou por investir também neste projecto em Moçambique.

Scroll to Top